segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

iron maiden

Iron Maiden – História

Iron Maiden

Em uma trajetória de quase 29 anos de sucesso, desde o lançamento do álbum homônimo “Iron Maiden” em 14 de abril de 1980, a banda já passou 7 vezes pelo nosso pais, deixando uma forte e profunda influência no nosso cenário Heavy Metal e conquistando uma verdadeira legião de fãs. A Donzela apresentou-se pela primeira vez no Brasil no dia 11 de Janeiro de 1985, quando da primeira edição do festival Rock in Rio. A banda era apenas uma das apresentações da noite, sendo o main show uma tarefa para o QUEEN de Fred Mercury e Brian May, mas o Maiden fez uma apresentação histórica com o maior público da banda em um show até hoje e que, segundo relato dos próprios membros da banda, foi quando se deram conta do IRON MAIDEN havia crescido . O notório sucesso do Iron no Rock in Rio fez com que o números de fãs da banda explodisse de forma feroz no país.

rock in rio-1985

fear of the dark

Nada mais do que sete, longos e penosos, anos separam os brasileiros de sua amada Donzela, a banda retornou ao Brasil apenas na segunda metade de 1992 na turnê de “Fear Of The Dark”, com apresentações memoráveis no Rio, São Paulo e Porto Alegre. Em 1993, com “Fear Of The Dark” ainda na estrada, Bruce comunica que permanecerá na banda apenas até o fim da turnê e se dedicará a carreira solo, explorando outras vertentes do Rock. A notícia da saída de Bruce alavancou o lançamento de dois álbuns ao vivo. O primeiro, A Real Live One, foi lançado em março de 1993 e continha os clássicos de 86 à 92 . O segundo, A Real Dead One, foi lançado logo após a saída de Bruce. A última apresentação do vocalista com o Iron em 28 de agosto de 1993 foi gravada pela BBC World, transmitido ao vivo para todo o mundo e tornou-se um vídeo chamado Raising Hell.

Raising Hell

X-factor

Em 1994, o Maiden recebe seu novo e DESASTROSO vocalista Blaze Bayley, o disco com o novo vocal só chega em 1995. “The X Factor” é diferente, obscuro e FRACO, alem de um vocal desastroso como é o de Bayle, Steve Harris, baixista e compositor da banda, passava por sérios problemas pessoais na época, o que tornou “The X Factor” um álbum de poucos sucessos. Em 1996, a banda passa pelo Brasil no festival “Mosters Of Rock”, onde foi a atração principal, tocando ao lado de nomes como Helloween, King Diamond, Biohazard, Raimundos, Motörhead e Skid Row. O estilo de Bayley desagradou a muitos saudosistas da legião de sequidores do Iron, mas ainda assim, pôde-se dizer que o show foi bom.

Virtual XI

Em 1998, a banda retorna ao Brasil com a conturbada e esquisita turnê de divulgação do fracassado “Virtual XI”. Embora os shows ainda contassem com grandes públicos e uma agitação bem superior a normal para o cenário heavy metal, era nítido o descontentamento do público com a banda, chegando ao ponto da banda não fazer o clássico BIS em algumas apresentações.

Em 1999, a melhor notícia do ano espalha-se como rastilho de pólvora. Blaze Bayley sai da banda, depois de um acordo aparentemente mutuo e Bruce Dickinson e Adrian Smith retornam ao Maiden no ano seguinte.

brave new world

A formação clássica estava mais uma vez unida e o mundo inteiro balançava, anciosos por uma turnê de retorno e por um novo álbum. Pouco tempo após o anúncio da volta, Bruce Dickinson veio sozinho ao Brasil para alguns shows (de onde foi gravado o CD ao vivo “Scream For Me Brazil”). Boatos e rumores de que a banda se apresentaria no Brasil em agosto de 2000, na turnê do celebrado álbum “Brave New World” foram espalhados e veio então a notícia de que a banda estava confirmada para o “Rock In Rio III”, em janeiro de 2001.Uma noite memorável, onde fãs gritavam seus pulmões e saldavam sua amada Donzela em sua formação mais clássica. Dessa noite memorável nasceram: o álbum duplo ao vivo e o DVD “Rock In Rio”.

rockinrio

“Dance Of Death” é lançado em 2003 e sua turnê chega ao Brasil no início de 2004, com shows no Rio de Janeiro e São Paulo, onde a reação do público era indescritível, todos estavam muito, mas muito mais que eufóricos com a apresentação.

Dance of Death

A Matter of Life and Death

“A Matter of Life And Death” e sua turnê foram anunciados para 2006, porem essa não passou pelo Brasil. Em 2007 uma nova ‘perna’ de “A Matter of Life And Death Tour” é anunciada, passando por países que nunca haviam sido visitados pelo Iron e com uma alteração do setlist, sendo inclusas algumas músicas do álbum “The Number Of The Beast”, em comemoração aos 25 anos de seu lançamento.

Some Where Back in Time

Ainda em 2007, após inúmeros boatos sem fundamento de que a banda viria ao país, é confirmada a “Somewhere Back In Time World Tour 2008″, com apresentações históricas em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Durante as apresentações, Bruce Dickinson promete que a banda retornaria no ano seguinte com uma turnê completa. Muitos esperavam apenas uma jogada de marketing, outros um pouco mais otimistas um novo álbum e uma nova turnê, mas o que poucas pessoas esperavam aconteceu. “Somewhere Back In Time World Tour Part II” foi confirmada e será a maior turnê da banda pelo pais, com palco, iluminção e pirotecnia europeus e seis apresentações pelo pais, essa turnê reunira por mais uma vez a legião de fãs para saldar sua Donzela de Ferro.

Somewhere Back in Time

A turnê pela Brasil começa dia 12/03 na capital amazonense, Manaus e passará pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Com exceção de São Paulo, onde os ingressos para Pista Premium estão esgotados desde o dia da abertura da bilheteria, e em Manaus onde as vendas por call Center e pelo site da livepass foram fechadas, ainda é possível comprar ingressos para qualquer setor do show. Em São Paulo ainda há ingresso meia-entrada e inteira para pista simples e em Manaus a venda está acontecendo apenas na bilheteria do espetáculo.

ironmaiden sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário